Este século foi marcado pelas guerras que ficaram na história. As destruições em massa causadas pela bomba atômica. Como não lembrar a destruição de Hiroshima e Nagasaki?
Nesse período o espaço geográfico foi muito modificado. Mecanizações agrícolas, o crescimento das cidades, as evoluções científicas etc. Tudo isso provocou grande e profundo impacto ambiental.
1°Guerra Mundial
Disputas imperialistas final do século XIX e inicio do século XX;
Uma de suas consequências foi a ocorrência de conflitos que resultaram na Segunda Guerra Mundial.
Ao final da Segunda Guerra Mundial até o inicio do século XXI ocorreram muitos conflitos regionais resultando em mais de 20 milhões de mortes, segundo dados da ONU.
O imperialismo e a primeira Guerra Mundial
Nas três ultimas décadas do século XIX, as potências industriais dominaram o mundo. Disputavam mercados, fontes de matérias-primas, ocupando territórios para apoiar o seu desenvolvimento industrial crescente.
Os países industrializados lançaram-se, então, à conquista de novas colônias ou reforçaram o controle sobre as já existentes, numa fase do capitalismo que ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo. Representou uma nova divisão econômica e política do mundo, que resultou na partilha da África e da Ásia pelas potências europeias.
A Itália, a Alemanha haviam se constituído como Estados-Nação somente nesse período, e o Japão acelerava seu processo industrial ainda recente.
O cenário dos conflitos
Formação de alianças militares que dividiram os países europeus em dois blocos: Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
Em Junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, foi assassinado por um estudante pertencente a sociedade secreta Mão Negra, formada por nacionalistas sérvios.O assassinato foi visto pelo Império Austro-Húngaro como agrassão sérvia, tornando-se o estopim para a primeira Guerra. A Alemanha e a Áustria-Hungria que formava a tríplice Aliança junto com a Itália, com apoio posterior da Turquia e da Bulgária. A tríplice Entente era formada por Rússia, Grã-Bretanha e França. Num primeiro momento a Itália declarou neutralidade depois entrou junto com o Japão na Tríplice Entente, lutando contra ex-aliados.
Em 1917, os estadunidenses declararam guerra à Alemanha e entraram no conflito. Em 1918, a França, Grã-Bretanha e Estados Unidos realizaram uma investida decisiva, obrigando à capitulação da Áustria-Hungria, da Bulgária e Turquia. Pra Alemanha só acabou a guerra meses depois.
mapa após a guerra (Fonte: https://noseahistoria.wordpress.com/2011/09/19/a-geografia-politica-apos-a-1-%C2%AA-guerra-mundial/)
(Fonte:http://historiaterceiroano.blogspot.com.br/2012/04/primeira-guerra-mundial.html)
Tratado de Versalhes
Vários acordos de paz foram assinados, separadamente. pelos países derrotados na guerra. Provocando alterações do mapa político da Europa. Os Estados Unidos tentou estabelecer uma proposta de paz sem perdedores ou ganhadores da guerra, mas a Grã-Bretanha e França não concordaram com a proposta, o que resultou no tratado de Versalhes.
Liga das Nações Unidas
Após a Primeira Guerra, foi criada a Liga das Nações, cujo princípio era assegurar paz internacional.
O Socialismo
Em 1917, ainda durante a Primeira Guerra, na Russia ocorreu a Revolução Socialista. A vitória da Revolução Russa disseminou e fortaleceu os ideais socialistas mundo afora.
O New Deal
O New Deal (Novo Acordo) como ficou conhecido o programa de recuperação econômica implantado por Roosevelt inspirado nas teorias do economista John Keynes. Keynes não acreditava na autorregulação do mercado defendida pelo Liberalismo Econômico, pois na crise de 1929 tinha mostrado sua impossibilidade. As ideias de Keynes foram implantadas em vários países da Europa. Entretanto, 1939, eclodiu a Segunda Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial
Na Alemanha o líder do partido Nazista, Adolf Hitler, conquistou o cargo de chanceler, em 1933.
Depois formou com a Itália e o Japão uma nova aliança militar: O Eixo.
França e Grã-bretanha declaram guerra a Alemanha.
A invasão a Polônia do exercito alemão quebrou um acordo de não agressão com a Russia, o pacto Germano-Soviético. Mas no final de 1941, os Estados Unidos e a União Soviética entraram na guerra ao lado das tropas aliadas. A participação dos dois países se mostraram decisivas para a derrota do Eixo. Em 1943, a Itália assinou um acordo de paz com as tropas aliadas. Em agosto de 1945 os Estados Unidos lançou duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Esse fato assinalou o fim da Segunda Guerra.
(Fonte:http://angloguarulhos.com.br/noticia/contra-novos-ataques-e-preciso-discutir-bomba-atomica-no-japao-em-1945/)
Ordem Mundial Pós-Segunda Guerra
A aliança de Guerra da União Soviética com os Estados Unidos e outras grandes potências só foi dado devido um inimigo em comum: Alemanha. Ao final foram cada um para seu lado.
Os soviéticos conquistaram vasta extensão territorial de países situados no leste da Europa, implantaram o sistema econômico socialista e se transformaram em países satélites.
Fonte de Pesquisa:Livro didático do Ensino Médio, editora Saraiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário